Obrigada pela Visita

Relatos de uma mudança de contexto... onde a vida nos leva! Fiquem para acompanhar, tudo se baseia em factos verídicos, são mesmo verdadeiros estes momentos!



domingo, 12 de setembro de 2010

Ponto de situação

Hoje falo de mim, dos meus projectos, do meu querer... Passaram 9 meses desde que aqui cheguei, 9 meses de convivência, de presença, de realidade... o tempo passa, mas vai mudando, vai-nos influenciando e manipulando. Em 9 meses alteramos o nosso ponto de vista, o nosso querer o nosso pensar. Será fruto da capacidade humana em se adaptar? Será o instinto de sobrevivência? 9 meses pode ser uma vida, a concepção e desenvolvimento de uma nova vida... mas e a minha... terá sido assim tão intrinsecamente alterada? 
O interior muda o nosso olhar, altera os nossos desejos e apesar de no inicio me custar admitir, o interior conquista-nos. São as pequenas coisas, é a simplicidade, é a natureza envolvente e... quando dás por ti começas a ter saudades daquele teu cantinho, daquelas conversas de fim de tarde, daquela calmaria... aos poucos ganhas o sotaque, ganhas os cheiros, os sabores, e tornas-te um deles... Como é maravilhosa a capacidade de adaptação, de sobrevivência e de camuflagem humana! 
Gosto de estar na conversa, de partilhar refeições com os meus avós, de ouvir os lamentos e preocupações deles, de puder ir à horta e colher os legumes, os frutos, saber que não tenho que me deslocar pois tudo o que preciso está mesmo ali... gosto de estar em casa, numa casa que sinto como minha, com as minhas coisas da infância, do presente e onde projecto algum futuro, gosto desta sensação de herança de receber o que é meu por direito, pois carrega toda a carga sentimental de ter sido conquistada pelos meus familiares, gosto destes momentos em família, gosto de organizar jantares e receber amigos, primos e família... Gosto de ter um jardim à porta, de o regar e do cheiro da terra molhada... gosto de à noite ter um céu estrelado sobre mim, com milhares de estrelas que brilham... Gosto de ter uma cadela, uma tartaruga, um peixe e um gato como companheiros, às vezes até as osgas, as lagartixas, os sapos e as formigas... gosto do facto de não estar num apartamento e conhecer os meus vizinhos. 
São estes pequenos nadas que me dizem que depois de 9 meses eu gosto do sítio onde estou, e que acabando o contrato e tendo que sair, sei que vou levar saudades ... mas todos os momentos do quotidiano também irão comigo.
Hoje sinto-me uma sortuda por ter o prazer de conviver com os meus avós no dia-a-dia, de os conhecer melhor que qualquer neto, de os ajudar, os preocupar, lhes dar trabalho por vezes mas também por saber que o facto de aqui estar os deixa cheios de orgulho e apesar das preocupações, o amor que nos une é maior que tudo o resto.

1 comentário:

  1. Cara amiga, como é bom e mau ler as palavras que escreveste. Bom, porque foste capaz de assumir para ti e para os outros o que sentes relativamente à terra e ao que sentes em relação a ela, aos que te rodeiam, e à vida decorrente dessa envolvência. Mau, porque não tens que assumir a ninguém, apenas para ti mesma que gostas de aí estar, que é aí que queres estar. Vai ou fica, mas onde estiveres é aí que tens que te sentir feliz. Um beijinho grande. CM

    ResponderEliminar