Obrigada pela Visita

Relatos de uma mudança de contexto... onde a vida nos leva! Fiquem para acompanhar, tudo se baseia em factos verídicos, são mesmo verdadeiros estes momentos!



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A que se resume uma vida?



Chego a casa, ainda trago o amargo sentir daquele momento, a morte de alguém tão próximo e o sentimento de dor que nos contagia… foi mais um pai que faleceu, mais um que deixa mulher e filhos a chorar a sua mágoa. Lembro-me de ti, nem outra coisa poderia fazer e procuro a “tua caixa”, aquele espaço pequeno e abafado que guarda pedaços de ti, de alguém que foste e que nunca conheci.

Abro a caixa e penso: em que se resume uma vida?

Aqui dentro tens:

-um boné da tropa
-umas fotografias (uma tua e de 4 raparigas, onde uma se apresenta como tua futura noiva…)
-um diário
-uma bola de ténis gasta pelo tempo
-folhas em tom de amarelo envelhecido e soltas de um livro antigo
-uns óculos de sol
-uma pulseira
-um cinto de pele
-um crachá
-uma moeda corroída pelo tempo
-algumas facturas de compras
-um pente
-cartas...
 
Coloco-as em ordem crescente de datas, de forma a fazer uma sequência temporal e começo a devorá-las com o entusiasmo de quem as recebe pela primeira vez… algumas são-me endereçadas e isso faz-me chorar.

Fazes-me falta, fazes-me tanta falta… Leio o teu diário e escreves momentos e situações que me fazem rir e sentir-me perto de ti, tão perto como se estivesse no teu tempo e escrevesses ao meu lado. Quero acreditar que o que escrevo e a forma como o faço derivem do teu ADN e sinto-me feliz por ter algo teu, algo nosso! A minha irmã sempre foi mais parecida contigo, dizem que quer fisicamente, quer na sua personalidade, dizem que ela herdou o teu gosto pela terra e pelos animais… eu tentava buscar algo “nosso” e agora acho que o encontrei, é o gosto pela escrita, pela anotação e relatos dos nossos acontecimentos quotidianos e da nossa vida. Ao escrever algo, ele permanece “vivo” durante muito tempo e mal imaginarias tu que a tua filha, hoje com a idade com que faleceste estivesse a ler as tuas cartas e o teu diário de solteiro. Por teres deixado algo para mim, mais do que a minha própria vida, eu agradeço-te, recordo-te e vivo-te! Hoje e neste bocadinho de tempo sei que estás comigo, não importa o que aconteceu, hoje estás aqui. OBRIGADA PAI…

Sem comentários:

Enviar um comentário