Obrigada pela Visita

Relatos de uma mudança de contexto... onde a vida nos leva! Fiquem para acompanhar, tudo se baseia em factos verídicos, são mesmo verdadeiros estes momentos!



segunda-feira, 26 de julho de 2010

Casting

Hoje e seguindo a linha de pensamento anterior... decidi enverredar pelo mundo artístico da música, porque não?! Pensei eu, recordando que em pequena tinha aprendido piano e até tive aulas de viola... talvez ande por aí o mundo por desvendar que me traga o sucesso e o ânimo de vida... (Ou talvez não)...

Observando o contexto em que me encontro, fui convidada para um grupo de Bombos que começa a dar os primeiros passos no seu desenvolvimento e a ter alguma visibilidade. O maestro em questão perguntou-me se estaria interessada em tocar gaita de foles ou, dentro do sector do bombo também poderia optar por "caixa" (um tipo de bombo mais pequeno). Confesso que a ideia me agradou, não só por implicar alguma convivência com pessoas como, quem sabe até poderia vir a gostar e ter que fazer deslocações no País e conhecer novos sítios.

Assim marcámos de ir a um casting para perceber com qual dos instumentos me identificava. Comecei pelo bombo... muito pesado, necessário muita força, o cheiro de pele de cabra incomoda e fiquei com dor nas costas... para além de que não é um objecto muito sexy e não combinava com nada que pudesse vestir ;) Ok esta opção foi cortada.
Passamos para a caixa, toquei, toquei, toquei... era mais agradável mas é necessário utilizar um ritmo muito acelerado e não conseguia acompanhar os outros elementos, sem ritmo é dificil... não vale a pena e fica também cortada esta opção.
Resta-nos a gaita de foles... comecei logo a imaginar as boquinhas das pessoas "ah agora tocas gaita... sopra na gaita" e por aí fora, mas tentando abstrair-me disso dou o meu maior esforço e sopro, sopro, sopro... começo a ficar vermelha, encarnada forte, roxa e sai um som tipo pppppuuuiiiiifff.... que vergonha, que horror!!! Juro que aquilo é bem mais dificil do que aparenta e quase sem respirar lá tento navamente...
o maestro observa-me com olhar estupefacto de tanta desilusão... e lá teve que me dizer:
-Bem parece que o teu mundo não é o da música... deixa lá, é pena.

Pronto e até nem ficaria muito mal se não fosse logo de seguida ter vindo uma criança de 3 anos soprar na gaita e dar um som bem maior que o meu!
É por estas e por outras que nunca segui este mundo artístico da música e a partir de hoje, música para mim só na televisão, no rádio e tocada por outras pessoas.... que tenham nascido com jeito e pulmões para ela!

2 comentários:

  1. Já tive o privilegio de te ouvir cantar e isso sim, que voz única e inconfundível.

    ResponderEliminar
  2. Cara amiga, nunca tive o privilégio de te ouvir cantar, de te ouvir incomodada com o cheiro de cabra ou simplesmente em te ver ficar encarnada (penso que praticamente roxa, tal é a vontade de vencer ;))...De qualquer forma, para quem disse que iniciou o seu mundo na música através do piano e da viola, parece-me um pouco paradoxal, enveredar por instrumentos, que ainda que requeiram a sonoridade e o ritmo necessários a uma boa sinfonia, acabe por ir a uma audição onde os únicos instrumentos que usa baseiam-se em cheiro a cabra, força nos braços, e caixa toráxica! Parece-me mais a mim que encaraste a audição como um constatar de um sonho passado e sem qualquer tipo de triunfo. A música é muito mais do que uma gaita de foles, assim como a vida. Se não consegues soprar na gaita, adapta o teu sopro a outro instrumento! Em resumo, adapta-te! Não desistas ao primeiro folego infortuito. Beijinhos

    ResponderEliminar