Obrigada pela Visita

Relatos de uma mudança de contexto... onde a vida nos leva! Fiquem para acompanhar, tudo se baseia em factos verídicos, são mesmo verdadeiros estes momentos!



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dicionário Interiorês

Tenho o hábito terrível de apanhar facilmente os sotaques e acentuações linguísticas... Hábito este que, por vezes, é vantajoso pois me permite aprender mais facilmente uma língua e ser entendida, o problema é quando retorno à base e depois pareço aquelas emigrantes que vão 2 semanas para fora e esquecem o português.


Este fim de semana estive no Porto e apanhei o "anda aqui à minha beira" ou "senta-te à minha beira" assim como o prolongamento na pronúncia das palavras e claro as asneiras terminadas em alho e por aí fora. Delicio-me a ouvir as pessoas falar com sotaque, acho mesmo natural e genuíno.

Nos primeiros tempos que vim para aqui admirava-me cada vez que ouvia alguém falar e pensava: "olha aquela é do interior" depois caía em mim e percebia que eu é que estava no interior e a estrangeira devia ser eu. Uma das vezes foi na Mc'Donalds da cidade mais perto e por ser um restaurante com um ambiente tão familiar e padronizado até me esqueci de onde estava, até que a sra. me diz:


-Dexculpe o que bai dexechar a meunina?
(Parece que arrastam os ssss) 
Fiz o pedido e no fim ela respondeu:
-Bolte sssempre e Orólhe a conta na se esquecha


A amabilidade é também ela outra, verdade seja dita.


Outra coisa estranha que me acontecia era também em restaurantes e eventos sociais em que estamos distraídos numa actividade outrora habitual na capital e olhamos para as janelas e de repente observamos: montanhas, pinheiros, vacas, ovelhas e tudo verde com as pedras ao fundo... Nos primeiros impactos pensa-se "olha que giro, até parece o campo" depois lembramo-nos que o é de facto.


Agora, passado quase 7 meses, aqui vos deixo um mini dicionário da lingua interioresa:


                            No Interior diz-se:                              Tradução


                                   - Nagalho                                            -Atacador
                                  - Gadanha                                           -Concha de sopa
                                  -Dincouro                                            -Despido
                                   -Sertã                                                 -Frigideira
                                   -Vasal                                                 -Armário
                                   - Fonte                                               -Travessa
                                   -Apeguilho                                        -Acompanhamento do pão (exºqueijo)
                                  
Vou tentar ir actualizando-o à medida que for conhecendo mais algumas.


E terminando com uma frase muito característica e comum neste meio "bem tenho q'ir adiante." (Significa ir embora, antes ficava à espera que me indicassem onde iam, tipo que fosse ali perto e pensava ser um convite para os acompanhar... depois percebi que era uma forma de me despachar).

1 comentário: